skip to Main Content
(71) 3013-1312 contato@josiasgomes.com.br
Educação é Um Dos Pilares Da Nação

Educação é um dos pilares da Nação

A educação é, e sempre será, um dos pilares de qualquer sociedade.

Desde 2013 quando o Governo Federal foi tomado de assalto, uma das pastas que mais sofreu cortes e sucateamento foi o Ministério da Educação.

O que impacta diretamente nos estados e municípios.

Outros fatores que podem ser considerados importantes são a crise econômica, que provoca queda da receita do estado e as restrições colocadas pela lei de responsabilidade fiscal.

No entanto, mesmo com todo este cenário adverso provocado pelo ataque reacionário dos que querem o povo na ignorância, o Governo do Estado tem honrado os compromissos assumidos com a educação baiana.

Acredito que priorizar a educação é uma obrigação. Mas se levarmos em conta que muitos estados da nossa Federação têm tido sérios problemas para manter os pagamentos em dia, não podemos deixar de considerar uma vitória.

Na Secretária de Educação temos a felicidade de poder contar com o companheiro, professor e mestre Jerônimo Rodrigues Souza, que já no início do seu trabalho vem contribuindo para que a educação da Bahia atinja o topo no Brasil.

O Governo do Estado aprovou um aporte de R$ 36 milhões para as universidades baianas. Esta verba irá contribuir para que o ensino superior estadual possa viabilizar as suas atividades  e que se mantenha o nível de excelência que os estudantes merecem.

Sabemos que é fundamental as universidades manterem a assistência estudantil para que o aluno inicie o seu curso e possa concluir da melhor maneira possível.

Assim como devem ser mantidos os investimentos nas pesquisas, manutenção dos laboratórios, a conservação e melhoria da infraestrutura predial.

Valorização dos professores: a viabilização de até 398 promoções na UNEB e 124 promoções na UEFS. Quando implementadas, irão resultar em ganhos de até 22,75% para os professores promovidos.

Tivemos a inclusão do programa “Partiu Estágio” que conta com a participação de 2.225 estudantes oriundos de colégios públicos e de baixa renda. Programa fundamental na capacitação dos nossos alunos e mais o suporte financeiro.

Enfim, eu diria que a educação é o maior desafio de qualquer Nação. Porque sem educação é impossível se fazer inclusão social e desenvolver um país igualitário.

Tenho certeza de que na Bahia, mesmo diante de todas as dificuldades conjunturais, a educação sempre será uma prioridade.

Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Ba licenciado e atualmente Secretário de Desenvolvimento Rural.

Se gostou, compartilhe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top