skip to Main Content
(71) 3013-1312 contato@josiasgomes.com.br
Josias Gomes E Ex-prefeito De Barra Do Choça Debatem Na SDR A Ampliação Da Comercialização Do Café Produzido No Município

Josias Gomes e ex-prefeito de Barra do Choça debatem na SDR a ampliação da comercialização do café produzido no município

O ex-prefeito de Barra do Choça, Oberdam Rocha, reuniu-se com o secretário Josias Gomes – titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O objetivo do encontro foi buscar o apoio da SDR para ampliar a compra do café produzido por agricultores de Barra do Choça, município localizado no Território de Identidade Sudoeste Baiano.

Conhecida como “Capital do Café”, o município recebeu mais de R$1,5 milhão, aplicado na Cooperativa Mista dos Pequenos Cafeicultores de Barra do Choça (Cooperbac), para a melhoria do cultivo do grão de 155 agricultores familiares diretamente, e de outros 9.433 indiretamente.

Os investimentos vão dar um salto na qualidade da produção, com a oferta de assistência técnica e extensão rural (Ater), aquisição de equipamentos: cinco despolpadores e 20 estufas instalados nas propriedades dos agricultores, e o que resultará na linha gourmet da Cooperbac.

A cooperativa também teve sua estrutura contemplada com máquina pesadora, modeladora e empacotadora à vácuo, ampliando o acesso ao mercado.

O café da agricultura familiar tem sido protagonista no desenvolvimento da cafeicultura baiana, com uma série de conquistas dos últimos quatro anos. São R$3,2 milhões de investimentos, do Governo do Estado na cadeia produtiva do café, que vem possibilitando agregar valor à produção e alavancar a comercialização do produto.

As ações são realizadas por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do projeto Bahia Produtiva, com recursos do Banco Mundial, e visam a qualificação do café, desde o plantio até o acesso ao mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top