skip to Main Content
(71) 3013-1312 contato@josiasgomes.com.br
Josias Gomes Participa Da Inauguração Do Entreposto De Polpa De Frutas Da Coopersabor

Josias Gomes participa da inauguração do entreposto de polpa de frutas da Coopersabor

 
Empreendimento já tem o SIF, o que permite ampliar sua atuação em todo o território nacional
 
O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), visitou neste domingo (9) o município de Monte Santo, onde participou da inauguração do entreposto de polpa de frutas da Cooperativa Regional de Agricultores Familiares e Extrativistas da Economia Popular e Solidária (Coopersabor).
 
“Um entreposto de polpas de frutas que já nasce sendo referência, pois além da capacidade produtiva com valor agregado, o empreendimento já tem o SIF, o que amplia o alcance de mercado. Isso é resultado de muita dedicação dos cooperados e do apoio do Governo do Estado, que enxerga na agricultura familiar um vetor de desenvolvimento econômico e produtivo”, destaca Josias Gomes.
 
Cibele Carvalho, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), também prestigiou o seminário. “Estamos juntos, firmes na luta, no trabalho em articulação com a SDR, para juntos com o Consisal continuar a implementação de políticas públicas e ações que garantam a melhoria da qualidade de vida do homem e da mulher do campo”.
 
O entreposto, além de estar equipado com os maquinários adequados, adquiridos via investimentos do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional ( CAR/SDR), já está devidamente certificado pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF), concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
 
José Elias de Brito, integrante da Coopersabor informou que a expectativa é comercializar mais de 30 toneladas de polpas por mês. Ele observou que o entreposto serve também de estímulo para que agricultores familiares possam preservar algumas espécies de árvores frutíferas.
 
“Os agricultores passam a zelar pelo umbuzeiro e pés de acerola, de maracujá do mato e outras frutas da Caatinga, que servem para fazermos polpas orgânicas. Alimento saudável que gera saúde e deixa nosso corpo livre de doenças”, pondera.
Já Maria Cleonice Andrade, agricultora familiar e também, integrante da Coopersabor, ressaltou a importância do SIF. “Com essa certificação temos certeza que tudo vai mudar. O sonho se tornou realidade e agora temos a chance de comercializar nossos produtos com segurança, não vamos mais ficar com as polpas presas no freezer”, afirmou.
 
Seminário – O Seminário Parceria Mais Forte contou com o apoio do Consórcio do Território de Identidade Sisal (Consisal) e serviu para que agricultores familiares, autoridades e sociedade civil fossem informados sobre os investimentos que o Governo do Estado está injetando no rural baiano.
 
O presidente do Consisal e prefeito de Queimadas, André Luis Andrade, avaliou o seminário. “É fundamental encontros como esse, que aproximam o agricultor familiar do Estado, num processo de escuta, para que as decisões e ações sejam tomadas, para que assim a gente consiga mais desenvolvimento para os 21 municípios do Consisal”, diz Andrade.
No município de Monte Santo, já foram aplicados mais de R$ 19 milhões em ações como assistência técnica e extensão rural (Ater), projetos de inclusão produtiva, acesso à água, habitação rural e garantia safra.
 
Para finalizar a programação do seminário houve uma visita a nova sede do Espaço Monte Sabores, ainda em Monte Santo. O local, onde são comercializadas as polpas de frutas, também estão disponibilizados produtos de 72 empreendimentos, de 12 cidades da região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top