skip to Main Content
(71) 3013-1312 contato@josiasgomes.com.br
Josias Gomes Participa Em Natal Do Fórum De Secretários Da Agricultura Familiar Do Nordeste

Josias Gomes participa em Natal do Fórum de Secretários da Agricultura Familiar do Nordeste

 
Evento tem como objetivo o fortalecimento das cadeias produtivas para o desenvolvimento da agricultura familiar
 
O secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Josias Gomes, participa da 15º Reunião de Trabalho do Fórum de Apoio à Agricultura Familiar, que acontece em Natal, no Rio Grande do Norte.
 
O evento, que vai até esta sexta-feira (5), reúne gestores e organizações responsáveis pelas políticas de apoio à agricultura familiar da região Nordeste e de Minas Gerais para o debate de ações de desenvolvimento sustentável para o segmento e tem como foco principal o fortalecimento das cadeias produtivas para o desenvolvimento da agricultura familiar.
 
Josias Gomes – que coordenou a mesa “Uma Agenda para o Fórum: A Inclusão Produtiva nos Territórios Rurais” – destaca a importância do encontro.
 
“O Fórum vem acumulando a experiência das edições anteriores, e cada vez se torna mais nítida a importância do evento”, afirma o secretário da SDR. Ele acentua que o espaço garante o que já foi feito em defesa da agricultura familiar.
 
“Temos cadeias produtivas que foram revitalizadas em vários estados do Nordeste e, com isso, temos que reconhecer que essas políticas de governo precisam se transformar em políticas de Estado”, diz Josias Gomes.
 
Ele prossegue: “Somente assim teremos certeza de que qualquer que seja o governo que venha, essa política continue perene, porque elas são viáveis e, assim, nós estamos tirando não só da fome, mas inserindo vários nordestinos do semiárido neste setor produtivo importante. A agricultura familiar no Nordeste emprega mais pessoas do que qualquer empresa, qualquer fábrica existente em nosso País”, completa o secretário Josias Gomes.
 
O Fórum – Criado em 2015, o Fórum Regional é um espaço permanente de reflexão e articulação política e técnica da agricultura familiar entre os estados do Nordeste. O Fórum de Secretários da Agricultura Familiar do Nordeste tem o apoio de diversas instituições, como o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Instituto Semear, Emater-RN, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), Universidade Federal do ABC (UFABC), e Instituto Nacional do Semiárido (INSA).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top