skip to Main Content
(71) 3013-1312 contato@josiasgomes.com.br
Secretário Josias Gomes Participa Da Criação Do Comitê Estadual De Sanidade Suídea Da Bahia

Secretário Josias Gomes participa da criação do Comitê Estadual de Sanidade Suídea da Bahia

O propósito é aumentar da segurança sanitária junto aos produtores de suínos do mercado nacional e conquistar credibilidade no cenário internacional

O secretário Josias Gomes – titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) – participou nesta segunda-feira (19) da reunião que criou o Comitê Estadual de Sanidade Suídea da Bahia.

A iniciativa visa a melhoria e manutenção das condições de sanidade dos estabelecimentos de suinocultura, beneficiamento, transporte e comercialização de suídeos do Estado.

Criado pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), o comitê conta com a participação da SDR e tem como propósito fornecer subsídios para o aumento da segurança sanitária junto ao mercado nacional e conquistar credibilidade no cenário internacional, visando garantir a exportação da carne suína.

Josias Gomes destaca que a preocupação  da Adab em criar o comitê com os produtores, a indústria, e convidando a SDR, é uma prova de que há necessidade dos agricultores familiares também se preocuparem com  a peste suína clássica.

“Ao termos como evitar que ela seja disseminada para o restante do país, estamos protegendo nosso mercado. Nosso propósito é o de contribuir, de forma bem clara, para que o comitê seja realmente um instrumento técnico de combate, de encontrar saídas para evitar que a peste suína clássica venha a se instalar na Bahia”, argumenta o secretário Josias Gomes.

O diretor-geral da Adab, Maurício Bacelar, explicou que houve dados de febre suína clássica no Ceará e no Piauí, e que o último foco detectado foi no início de julho. Por conta disso, estão sendo realizadas medidas  de controle da doença nas divisas com os os dois Estados.

“Estamos realizando ações para impedir que o vírus circule em nosso Estado. Fizemos um plano de trabalho onde estava prevista a criação desse comitê para que juntos possamos pensar e desenvolver ações preventivas de doenças suídeas”.

Também fazem parte do comitê representantes da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Superintendência Federal da Agricultura na Bahia (SFA), Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia (CRMV), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB/SENAR), Escola de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (EMEVZ/UFBA), Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do Estado da Bahia (SINCAR/BA), Fundo de Apoio à Pecuária do Estado da Bahia (FUNDAP), além de um representante dos produtores de suínos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top