skip to Main Content
(71) 3013-1312 contato@josiasgomes.com.br
Visão Transformadora Em Teolândia!

Visão transformadora em Teolândia!

A agricultura e o desenvolvimento rural são dois pilares para o crescimento dos municípios baianos.

Para isso, são necessários planejamento e capacidade de envolver entidades governamentais, instituições privadas, trabalhadores e trabalhadoras do campo.

Com esta visão transformadora e ações integradas, em 2013 o prefeito de Teolândia, Lázaro Andrade de Oliveira, e o seu secretário de Agricultura, Comércio, Indústria e Meio Ambiente, João Neto Quaresma de Oliveira, iniciaram um projeto de extraordinária transformação social, que proporcionou a independência socioeconômica do município.

É importante destacar o trabalho em equipe da secretaria municipal e os técnicos agropecuários, formados por quatro técnicos e mais cinco contratados para atender a demanda de trabalho, estes últimos oriundos da Casa Familiar Rural (CFR).

Esta medida proporciona o desenvolvimento de trabalhadoras e trabalhadores vinculados às comunidades locais.

Ao longo destes seis anos, a capacitação desses profissionais foi decisiva para o secretariado atingir os resultados positivos.

A Prefeitura ofertou cerca de 20 cursos, dentre eles os de Metodologia em ATER, Georreferenciamento, Diagnóstico Rural Participativo (DRP), Cooperativismo e Associativismo.

É justamente deste suporte qualificado que os agricultores e cooperativas necessitam.

Quando unimos teoria à prática as chances de sucesso são multiplicadas.

Segundo o secretário João Neto, outro programa que impulsionou a produção foi o Programa de Mecanização Agrícola.

“Somos a primeira cidade da região a implantar um programa de mecanização agrícola, totalmente mantido e gerido pela Prefeitura. Em 2014 adquirimos quatro tratores via emenda parlamentar, quando iniciamos o programa de mecanização agrícola no município, mas já em 2013 tínhamos mecanizado áreas em parceria com a associação do Km 85, que recebeu um trator via Governo do Estado. De 2013 a 2018 foram mecanizados mais de 2.500 hectares de terra no município de Teolândia, e atendido mais de 1.200 agricultores familiares”, diz João Neto.

Nestes seis anos de trabalho, o município contou com o apoio da SDR, SEAGRI e demais órgãos competentes do Governo do Estado.

Queremos reforçar que para se atingir desempenhos de ponta é necessária uma integração total entre o poder público, a iniciativa privada e toda comunidade local.

Parabéns a todos os envolvidos neste honradíssimo trabalho.

Teolândia virou uma referência para região e toda Bahia.

Josias Gomes – Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Se concorda, compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top