skip to Main Content
Biografia

Josias Gomes da Silva nasceu em Amaraji (PE), no dia 14 de outubro de 1956, filho de Jesuino Gomes da Silva e Maria José Alves da Silva.

Ingressou no curso de Agronomia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Areia, onde presidiu o Diretório Acadêmico nos anos de 1978 e 1979.  Formou-se no ano de 1980.

Foi membro da Associação Paraibana dos Amigos da Natureza, Areia (PB), de 1978 a 1990.

Em 1980 filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Mudando-se para Porto velho (RO), atuou como Secretário de Organização na Comissão Executiva Estadual do PT-RO, de 1983 a 1987. Tornou-se presidente do Sindicato dos Engenheiros de Rondônia, de 1985 a 1987. Em 1984, foi também assessor de planejamento da Secretaria de Planejamento de Porto Velho.

Coordenou campanhas eleitorais de deputado estadual e prefeito, para o PT, em 1990 e 1992, em Itabuna. Na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus (BA), cursou pós-graduação latu sensu, entre 1991 e 1992. Foi tambémdiretor sindical, entre 1991 e 1993, da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Cacau, Itabuna (BA).

Foi membro do Diretório Nacional do PT, de 1995 a 1997; secretário do Diretório Estadual do PT-BA, de 1997 a 1999, e Presidente do Diretório Estadual do PT-BA, entre 1999 e 2004.

Elegeu-se deputado federal pela Bahia, na legenda do PT, em 2002, assumiu o mandato em fevereiro de 2003. Nesta legislatura, foi titular das comissões de Agricultura e Política Rural, e de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Atuação de Josias Gomes na SERIN

A Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (Serin) é considerada a porta de entrada de todos que precisam dialogar com o governo do Estado.
No período em que esteve à frente da Serin, Josias Gomes participou ativamente desta importante função, recebendo em audiência prefeitos, vice-prefeitos, e vereadores dos 417 municípios baianos.
Também recebeu em seu gabinete lideranças políticas, lideranças comunitárias, representantes de sindicatos, dirigentes de associações de pequenos produtores rurais, de associações quilombolas, dos movimentos que lutam pela posse da terra e representantes de grandes empresas produtoras de celulose, visando resolver os conflitos – principalmente na região Extremo – Sul da Bahia.
Foi o interlocutor dos municípios nas reivindicações por pavimentações de estradas, calçamento de ruas, iluminação pública, implantação e extensão da rede de água beneficiando, principalmente, distritos e comunidades rurais, além da instalação de sinal de TV e de telefonia celular.
Também intercedeu – via emendas parlamentares – para a realização de diversos empreendimentos, como construção de Praças Públicas, reforma de estádios municipais e de quadras poliesportivas, além da reforma e ampliação de hospitais, unidades de saúde, e escolas, entre outras ações.
A atuação na Serin é um trabalho árduo e nem sempre bem compreendido pelos agentes que participam desse processo. Mas Josias Gomes sempre esteve receptivo, de portas abertas para receber todos que o procuraram, e seu trabalho é reconhecido tanto pelos demais secretários, pelos seus colegas parlamentares, e pelo governador Rui Costa.
Sua atuação à frente da Serin resultou em grandes conquistas e importantes soluções de problemas, que contribuíram para que sua gestão fosse auspiciosa, produtiva, e completamente satisfatória em atender o grande desafio que lhe foi destinado.

Back To Top