07 de Janeiro – Dia da Liberdade de Cultos
Se existe algo em que a humanidade precisa evoluir, é no tema da Liberdade de Cultos e no combate à intolerância religiosa. Este tipo de conflito trouxe guerras entre povos, nações irmãs e continua a existir em várias partes do mundo, de forma acentuada no Brasil.
Vale destacar que a liberdade de culto religioso está garantida na Constituição Federal de 1988, em seu artigo 5º, inciso VI: “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e às suas liturgias.”
Respeitar o direito inviolável de cada um professar a sua fé, religião é um passo importantíssimo na construção da paz, na evolução civilizatória. Até porque nenhum tipo de fanatismo gera algo positivo. A pessoa, quando se aliena sobre qualquer tema, deixa de refletir de forma plural, e é aí que nascem os mais brutais tipos de violências. Sendo assim, precisamos abolir todo tipo de violência religiosa e punir com rigor quem cometer tais crimes desumanos.
As religiões de matriz africana são as mais perseguidas, inclusive com lideranças mortas, prova do atraso e ignorância promovidos em mais de 350 anos de escravidão. Quem tem fé de verdade propaga o amor, a paz, o respeito ao seu semelhante.
Viva a Liberdade de Cultos!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia,
Vice-Líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário