15 de Novembro – Proclamação da República: Liberdade, liberdade Abre as asas sobre nós
Até 15 de novembro de 1889, o Brasil ainda era o único país independente do continente americano liderado por um imperador. Nossa República nasceu de fórceps, marcada pela sede de poder de militares de alta patente, da elite econômica escravista – que buscava revanche pelo fim da escravidão – e do alto Clero, que não queria mais nenhum imperador na terra dizendo “amém”. Foi um golpe: não houve participação popular, o povo seguiu à margem das decisões políticas e sem nenhum avanço significativo.
A verdadeira República Federativa do Brasil ainda levou mais de um século para se tornar soberana e alicerçada na força do povo. A verdade é que a elite dirigente deste país nunca teve apreço pela democracia. Nosso Estado de Direito foi atacado sistematicamente no século XX e até mesmo quando derrubaram o governo legítimo da companheira Dilma Rousseff. Estas palavras podem parecer pouco patrióticas, mas na realidade cumprem o ideal de conscientizar nosso povo da importância de defendermos a democracia e a soberania nacional.
Foi o povo consciente liderado por Lula em 2022 que reconquistou a democracia no voto e na luta nas ruas. Mesmo assim, em oito dias de governo, os golpistas patrocinados por setores da elite econômica tentaram mais um golpe. Desta vez, foram derrotados – e, pela primeira vez, temos um ex-presidente golpista, generais, almirante e poderosos condenados prestes a cumprir pena atrás das grades.
Diante de tanta luta para ver florescer nossa República, merecemos comemorar efusivamente um Brasil que voltou a ser soberano com Lula e que tem dado aulas na defesa democrática em pautas de interesses nacionais. Nunca podemos perder de vista que “todo poder emana do povo”, como guarda a Constituição Federal do Brasil em seu Artigo 1º.
Seguimos ao lado de Lula e do povo brasileiro para construir uma República tão sólida que seja capaz de se eternizar no tempo e fazer do Brasil uma pátria que orgulhe todos os seus filhos e filhas. Que o tempo da tirania adormeça no passado inglório!
Democracia sempre! Viva o Brasil Soberano!
Josias Gomes
Deputado Federal (PT/Bahia)
Vice-líder do PT na Câmara
Se você concorda, compartilhe!
Deixe um comentário