20 de novembro: Dia de Zumbi e da Consciência Negra!
Enquanto a população negra for a maior vítima das mortes violentas, receber os menores salários, estar ausente dos espaços de poder e sofrer as consequências do racismo estrutural que se arrasta desde a escravidão, a verdadeira abolição precisa ser realizada, e a luta não pode parar.
O Dia da Consciência Negra é para exaltar o herói negro Zumbi dos Palmares e, em nome dele, os demais mártires brasileiros, mas também tem forte cunho de denúncia contra todo este atraso que impede o Brasil de se tornar uma civilização avançada. Ao longo do tempo, todas as conquistas foram alcançadas com muita luta do povo negro e desde o nascimento do PT nos somamos a esta bandeira histórica para abolir o Brasil segregado e racista.
Reconhecer o genocídio do povo negro nos últimos séculos e na atualidade é uma maneira do Brasil se retratar com os afro-brasileiros, mas não é o bastante. Por isso mesmo, os nossos governos e mandatos construíram políticas públicas para reparar tanto tempo de abandono aos negros: a Lei de Cotas, os Ministérios da Igualdade Racial, Cultura, Mulheres, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Programas como o Bolsa Família, Brasil Sorridente, Mais Médicos, Reforma Agrária, investimentos na educação de base e superior, dentre outras, beneficiam diretamente a população negra e visam combater as mazelas herdadas por antigos governantes.
Temos consciência de que o Brasil do Futuro tão sonhado passa pela questão de acabar com o racismo estrutural e seus danosos efeitos colaterais. Já inauguramos a era da transformação e, junto com Lula, marcharemos no caminho certo para o nosso país ser definitivamente de todos, livre das amarras racistas.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-líder do PT na Câmara
📌 Siga:
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário