21 de abril – Dia de Tiradentes: “Liberdade ainda que tardia”
Existe a máxima que diz: “triste do país que precisa de heróis”. Eu diria: triste do país que não luta por liberdade. O conceito de herói pode mudar com o tempo, mas a causa da liberdade é perene! Tiradentes é um dos pioneiros na luta anticolonial e pela soberania nacional do Brasil.
A Coroa portuguesa acreditava que matar, mutilar, intimidar e tentar apagar os vestígios de Tiradentes também eliminaria seus ideais de liberdade. Mas sua causa impulsionou outros líderes e o povo brasileiro pela liberdade. Esta luta atravessa os séculos e ainda hoje o Brasil está em disputa para consolidar uma nação soberana onde cada brasileiro(a) seja verdadeiramente livre.
Liberdade extrapola a questão individual, ela só acontece de fato quando um país alcança alto nível de justiça social, garantias democráticas, governos legitimamente respaldados pela vontade popular em detrimento do poderio econômico. O PT é o maior instrumento de luta para que a liberdade total faça valer nossa luta histórica que passa de geração a geração.
Personagens como Joaquim da Silva Xavier representam a insubordinação a qualquer tipo de tirania. Significa coragem para enfrentar os inimigos do povo em qualquer circunstância. O avanço da extrema direita mundial, que tenta colonizar nações por meio da mentira, do ódio, da grana e da manipulação que visa explorar povos e países, nos dá a certeza de que não podemos baixar a guarda.
A disputa entre civilização e barbárie é uma constante. Liberdade não se pede. Conquista-se com luta e constante mobilização, sobretudo da classe trabalhadora.
Viva Tiradentes: Liberdade, ainda que tardia!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-Líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/Josiasgomespt
Deixe um comentário