22 de abril, Dia do Redescobrimento do Brasil!
Temos que deixar claro para as futuras gerações que o Brasil não foi descoberto, fomos colonizados por europeus, principalmente portugueses. Em 1500, existiam diversos povos originários no país, aproximadamente três milhões de indígenas naquela época. Entender o nosso passado é vital para compreender o presente e transformar o futuro.
A colonização perpetrou mais de 350 anos de escravidão no Brasil, dizimou 70% dos indígenas. Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), em 1650, 150 anos depois da chegada dos portugueses, o número de indígenas caiu de três milhões para 700 mil, e em 1957 chegou a 70 mil, o número mais baixo registrado. De lá para cá, a população indígena começou a crescer.
Não reconhecer que as bases do Brasil que conhecemos hoje estão pautadas na escravidão e genocídios dos nossos povos dificilmente iremos conseguir entender os traços de colonialidade que persistem no país. Os mais gritantes são a desigualdade social, o racismo estrutural, o acúmulo de riqueza nas mãos de poucas famílias, uma elite refém dos interesses estrangeiros, e a falta de acesso da maioria da população às riquezas produzidas no país.
Não é por acaso que o PT e partidos progressistas sofrem perseguições implacáveis por tentar mudar esta estrutura que se perpetua desde o Brasil Colônia. Na sociedade atual, ainda temos o agravante de parte da classe média se considerar pertencente à elite e defender a ideologia do opressor. Vale lembrar que nem todos os descendentes de europeus são oriundos da realeza, muitos migraram para o Brasil e enfrentaram inúmeras dificuldades, não menos do que os indígenas e negros.
22 de abril deve ser lembrado como a data do Redescobrimento nacional. Somente através do conhecimento da verdadeira história do Brasil poderemos descobrir as razões das veias abertas do nosso país. Sendo assim, teremos as condições de solucionar os problemas seculares e fundar uma nação genuinamente brasileira, capaz de fazer justiça histórica.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-Líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/Josiasgomespt
Deixe um comentário