6 de março – Dia da Revolução Pernambucana
A Bahia e Pernambuco sempre foram grandes referências de lutas populares e revoluções. Desde o império, a Bahia lutou por independência, nas Revoltas dos Alfaiates/Búzios, na Sabinada, Revolta dos Malês, na guerra de Canudos até o glorioso 2 de julho.
Neste 06 de março, celebramos a Revolução Pernambucana de 1817, que no meu ponto de vista sempre foi esquecida pela historiografia oficial. Ciente de que devemos reavivar a história das lutas populares, no aniversário da revolução, trago neste texto a seguir um pouco deste grande acontecimento histórico.
Cem anos antes da revolução russa, que derrubou o Czarismo e abalou o mundo, eclodiu a Revolução Pernambucana no Brasil.
A Capitania de Pernambuco – na época, a principal força econômica do Império português- lutou nesta revolução pela independência e contra o julgo imperialista.
A revolução nutria os ideais iluministas de: igualdade, fraternidade e liberdade. Diferente de outras revoluções que lutaram contra a monarquia, em Pernambuco, os revolucionários chegaram a conquistar independência da Capitania e permaneceram no poder por dois meses.
Entre os principais líderes da revolução estão o Padre João Ribeiro Pessoa de Melo Montenegro, Domingos José Martins (Representante do comércio), José Luís de Mendonça (Representante dos magistrados), Manuel Correa de Araújo (Representante da agricultura), Domingos Theotônio Jorge Martins Pessoa (Representante dos militares).
Assim como a maioria das revoluções de inspiração iluminista, os principais líderes revolucionários eram da burguesia, já que o principal motivo insurgente tinha origem na revolta contra os altos tributos cobrados pela coroa.
No entanto, em Pernambuco a revolução também contou com forte participação popular. O que reforça o caráter emancipatório da insurgência de Pernambuco.
A Revolução Pernambucana entrou para história como um dos principais movimentos de luta contra o imperialismo e até hoje serve de farol para emancipar o Brasil contra a dominação estrangeira.
Que o espírito de luta e soberania do povo esteja sempre presente em nosso país, sobretudo no momento que atravessamos, onde existe a necessidade vital de reconquistarmos a liberdade e devolver o Brasil para os brasileiros. Viva a revolução dos povos.
✔️ Recomendo a todos este documentário interessante sobre a Revolução Pernambucana: https://youtu.be/c8k9NRPrV3Y
A obra foi feita quando a Revolução completou 200 anos.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário