Dia da Consciência Negra
No Dia da Consciência Negra, devemos exaltar as vitórias que o povo negro tem conquistado, principalmente depois dos governos de esquerda que agregam muitos lutadores para acabar com o Apartheid brasileiro.
As políticas públicas de cotas que dão acesso às universidades e os concursos públicos, por exemplo, são instrumentos poderosos na quebra do sistema de casta que prevalece no Brasil desde os tempos coloniais. Mas o Brasil precisa de muito mais para acabar com o extermínio do povo negro e a exclusão que os nossos companheiros e companheiras sofrem diariamente. É preciso inverter a prioridade da pirâmide social. Basta investir 1% do que o povo preto produziu de riquezas ao longo de séculos que em muito pouco tempo teremos um dos países menos desiguais do mundo.
É preciso derrotar de forma definitiva a ascensão da extrema direita racista e reacionária que coloca em xeque não somente tais ações que tem poder de transformar o país, o dano primário desses bolsonaristas é espalhar o ódio e o preconceito contra os negros e oprimidos do Brasil, dessa forma perpetuam o racismo estrutural que amputa o potencial do Brasil e sacrifica milhões de vidas.
Somos resistência a qualquer retrocesso. O Brasil é o país da diversidade e tem nesse diferencial a sua maior força. A nossa luta é para que esta nação tenha oportunidades iguais para todos, independentemente da cor da pele. Enquanto não sepultarmos as raízes escravistas e deixar florescer a fortaleza dos nossos ancestrais, a missão por libertação total é o nosso lema diário.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário