Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos!
O tema do agrotóxico no Brasil é tão sério que requer uma data específica para fomentarmos a campanha de conscientização à sociedade e ao poder público. O alto índice de uso do veneno é uma prática prejudicial à saúde humana e também ao meio ambiente.
Somente em 2019, no desgoverno Bolsonaro, foram liberados 475 novos agrotóxicos e mesmo em 2020, no ano da pandemia, o pandemônio autorizou mais 405 tipos de pesticidas. Um verdadeiro crime de saúde pública e ambiental. Estudos apontam que essa avalanche de veneno tem comprometido nossos alimentos, fauna e flora. Tamanha degradação tem aumentado as ocorrências de anomalias congênitas, de câncer, de doenças mentais e de disfunções na reprodução humana relacionadas ao uso de agrotóxicos.
No cenário internacional já existe um movimento para boicotar os produtos brasileiros que patrocinam substância tão danosa à saúde pública e ao meio ambiente, ou seja, a curto prazo sofreremos impactos econômicos por conta do desgoverno genocida.
Na Bahia nós temos orgulho de investir na agroecologia e apoiar incondicionalmente a agricultura familiar. Garantir a soberania alimentar vai muito além de produzir alimentos, é necessário ter responsabilidades com a saúde das pessoas. Por isso, somos totalmente contra a política da morte empregada pelo Jair veneno!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário