Agricultores familiares vivem momento único na agilidade da emissão dos títulos de terra!
Quem conhece a história de luta dos campesinos sabe quantos séculos foram necessários para chegarmos ao momento atual da regularização fundiária. Ter um partido de esquerda no governo representa compromisso em quebrar paradigmas a favor do povo.
A Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), unidade ligada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), tem inovado em tecnologia e parceria pra que possamos agilizar e conceder os títulos de terra ao maior número de famílias possível. Nós montamos uma verdadeira campanha com ações assertivas que vão desde o agendamento prévio e trâmites da regularização via SAC digital, até o Decreto Nº 19.157/2019, que permite ao município realizar o Reconhecimento de Domínio Municipal (RDM), 54 prefeitos já estão aptos para contratar empresas credenciadas junto ao Sistema de Cadastro da CDA/SDR, para viabilizar serviços de georeferenciamento de suas áreas.
Os agricultores familiares vivem um momento único na agilidade da emissão dos títulos de terra. O reconhecimento histórico vem acompanhado com legalização que permite aos agricultores acessar linhas de créditos, participar de projetos do governo e fomenta parcerias inovadoras com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), que viabiliza aos agricultores utilizarem áreas com potencial de geração de energia eólica, os chamados Corredores de Vento.
É trabalho conjunto que muda a vida das pessoas. O legado que vem sendo construído pela SDR empondera a nossa gente, promove inclusão socioeconômica e comprova a tese de que a solução do nosso país é implantar políticas públicas que tenham o povo no centro das ações. Quando olhamos os sorrisos nos rostos das famílias baianas, temos o maior indicativo de que esse é o caminho a ser trilhado!
No que depender da SDR e governo do Estado, seremos modelo para o mundo!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário