Representantes das prefeituras de Prado, Caravelas, e Alcobaça recebidos em audiência pelo secretário Josias Gomes
Promover a inclusão produtiva de famílias agricultoras e ampliar a produção e produtividade de alimentos nesses municípios foram debatidos no encontro
O secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, recebeu em audiência representantes das prefeituras de Prado, Caravelas e Alcobaça para debater ações estratégicas de incentivo e fortalecimento da agricultura desses municípios.
Josias Gomes ressaltou a necessidade de se conhecer os diversos aspectos do rural dos municípios, para otimizar o planejamento e a execução de ações que possam promover a inclusão produtiva de famílias agricultoras e ampliar a produção e produtividade de alimentos nesses municípios e em todo o Estado.
“As ações bem planejadas otimizam os resultados, a exemplo do apoio à comercialização, que ainda é um dos gargalos da agricultura familiar, com espaços estruturados e organizados, que estimulam tanto quem vai comprar quanto o próprio agricultor, que vai expor e comercializar seus produtos, melhorando a renda e movimentando a economia dos municípios”, destacou o titular da SDR.
Representando os prefeitos dos municípios de Prado e Alcobaça, presentes na reunião, o prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, ressaltou que o objetivo é expandir e melhorar as condições de vida dos agricultores familiares.
“Nós saímos da reunião com outra visão e outra maneira de enxergar a evolução da agricultura familiar, para que coloquemos em prática”, afirmou Ramalho.
Os dados desses municípios, inseridos no Sistema de Informações Rurais (SIR), disponibilizados pela SDR, foram apresentados durante o encontro, que debateu ainda a importância da participação dos municípios nas ações executadas pela SDR e também via consórcio público. Foram discutidas ainda estratégias para aumentar a produção e produtividade de sistemas produtivos como Mandiocultura, com assistência técnica e extensão rural (Ater) e melhoramento genético de espécies.
Foram apresentadas alternativas como a criação de uma feira da agricultura familiar, para apoiar e incentivar a comercialização de produtos, a exemplo do município de Presidente Jânio Quadros, que instituiu uma bolsa auxílio para que os trabalhadores com um salário mínimo pudessem comprar produtos da agricultura familiar do município.
Os municípios contam com assistência técnica e investimento, via consórcio público, e projetos do Governo do Estado, via SDR/CAR, como o Bahia Produtiva.
Deixe um comentário