SDR debate ações para a agricultura familiar de Sobradinho
Secretário Josias Gomes recebe em audiência o prefeito Regis Cleivys Sampaio
Gestores da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da prefeitura de Sobradinho se reuniram na sede da SDR, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, para discutir mais ações direcionadas ao município.
O titular da SDR, Josias Gomes, explicou a estratégia da SDR Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia, que consiste na articulação e execução de ações conjuntas entre Governo do Estado, Prefeituras, Consórcios Públicos e Organizações da Sociedade Civil, em prol da agricultura familiar: “Nosso propósito é trabalhar de maneira integrada, para que o alimento possa chegar a mesa dos baianos, em todos municípios”.
O prefeito Regis Cleivys Sampaio afirmou que a reunião foi um momento importante para o planejamento do município: “Discutimos o fortalecimento das políticas públicas de desenvolvimento rural, o fortalecimento da agricultura familiar, bem como a manutenção e ampliação das parcerias para nosso município”.
A agricultura familiar do município de Sobradinho, Território de Identidade Sertão do São Francisco, vem recebendo investimentos do Governo do Estado, direcionados à geração de emprego e renda na região. Somente pelo projeto Bahia Produtiva, já foram investidos R$9,7 milhões, atendendo a 399 famílias de agricultores familiares no desenvolvimento de sistemas produtivos como fruticultura, mandiocultura e aquicultura e pesca.
A Cooperativa Agroindustrial Vale do Paraíso (Cooperparaíso), localizada na zona rural do município de Sobradinho, tem se destacado no mercado orgânico com a produção de acerola. A cooperativa está recebendo recursos de cerca de R$3 milhões, do projeto Bahia Produtiva, para que possa também beneficiar a acerola, agregando valor à produção.
Outra ação importante foi a distribuição das 264 mil mudas de palma, executada pela SDR, por meio da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), que integra o Programa de Segurança Alimentar do Rebanho. O programa tem a finalidade de contribuir para a sustentabilidade da bovinocultura de leite e da caprino-ovinocultura.
Deixe um comentário