
Agricultura familiar de Iramaia será fortalecida
Mandiocultura e bovinocultura de leite foram debatidas pelo prefeito Antonio Carlos Bastos com o secretário Josias Gomes
Sistemas produtivos da agricultura familiar, a exemplo da mandiocultura e bovinocultura de leite, serão dinamizados no município de Iramaia, localizado no Território Chapada Diamantina. Representantes da prefeitura municipal estiveram reunidos com dirigentes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), para definir ações estratégicas.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, ressaltou a importância das prefeituras possuírem uma equipe técnica capacitada para fazer o acompanhamento das atividades de famílias agricultoras em cada município e de desenvolver, com ações estruturantes, os sistemas produtivos potenciais de cada um deles.
“Em Iramaia sistemas produtivos como a bovinocultura de leite e a produção de queijo podem receber estímulo da gestão municipal, para ter as condições adequadas de produzir e gerar renda”, argumentou Josias Gomes.
O prefeito de Iramaia, Antônio Carlos Bastos, destacou a importância de fortalecer a agricultura familiar: “A solução para os pequenos municípios é a agricultura familiar”, diz o prefeito.
Na reunião foi discutida ainda a necessidade de implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), para adequar e viabilizar a comercialização de produtos como o queijo.
A SDR, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vem apoiando a implantação do SIM, firmando convênio com as prefeituras e consórcios públicos. Para as pequenas agroindústrias da agricultura familiar, o SIM facilita a inserção dos produtos no mercado formal, local e territorial e, especialmente, o mercado institucional, como o do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e outras compras governamentais.
Para os consumidores, há o controle da qualidade higiênico-sanitária, aumentando a segurança dos alimentos comercializados. Para os municípios, descentraliza o serviço e fortalece a economia, abrindo espaço para a integração entre eles, incentivando o desenvolvimento local e dos territórios.
Outro ponto em pauta foi a transferência da feira livre municipal, que deverá ocupar um espaço específico com total infraestrutura para abrigar os agricultores familiares e feirantes. Hoje, a feira funciona em diversas ruas, no centro da cidade. A mudança irá proporcionar melhores condições para a comercialização de produtos da agricultura familiar, beneficiando tanto feirantes quanto consumidores.
Deixe um comentário