Cuba produzirá sua própria vacina contra o coronavírus!
A riqueza de uma nação não se mede pelo PIB, mas pela capacidade do Estado de cuidar do seu povo. Desde a Revolução Cubana, a ilha é referência mundial em saúde e lidera o ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) na América Latina e Caribe. Mesmo sofrendo embargos econômicos dos Estados Unidos, os cubanos desenvolveram soberania inquebrantável e tem um pacto social pela vida.
A pandemia também atingiu os nossos hermanos, a diferença é que lá existe um sistema de saúde que é preservado, qualificado, forma milhares de novos médicos anualmente e investe na ciência. Prova disso é a forma como o coronavírus está sendo vencido em Cuba. Até domingo (10) o coronavírus causou 153 óbitos e 15.007 casos confirmados desde março, numa população de mais de 11 milhões de habitantes. Resultado fantástico.
Mesmo com um dos protocolos de segurança mais eficazes do mundo no combate ao covid-19, Cuba não se acomodou, seguiu na luta e deu todo apoio aos seus cientistas pra ter um imunizante capaz de salvar vidas. Eis o que grande dia está próximo: Por meio do Twitter, o jornalista Rolando Segura, correspondente da Telesul em Cuba, anunciou que “começa em uma semana a imunização da população com uma vacina de produção nacional”. A vacina não poderia ter nome mais perfeito, chama-se Soberana.
Está é uma vitória de toda humanidade, já que Cuba sempre tem um espírito fraterno e ajuda outras nações no enfrentamento de crises sanitárias e de saúde pública. Certamente, assim que possível os cubanos enviarão imunizantes a outros países, principalmente aos que mais precisam do seu apoio. Parabéns, Cuba! País que sabe cuidar das pessoas e valoriza vidas acima do lucro.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário