Numa crise humanitária, os EUA devem dar o exemplo!
Numa pandemia não existe vitória particular, trata-se de guerra global. As novas variantes do covid-19 provam que enquanto o vírus não for vencido globalmente, a humanidade segue ameaçada por suas mutações. Biden tem conquistado vitória doméstica com um grande número de pessoas imunizadas, mas a esquerda norte-americana tem pressionado o governo pra ampliar a sua atuação a nível planetário e adotar medidas para quebrar patentes.
Os EUA como a maior economia do mundo precisa fazer o seu papel humanitário, ainda mais quando países como Rússia, China e Cuba não estão medindo esforços para democratizar imunizantes, respiradores, insumos, profissionais de saúde e apoio científico a vários países do globo. Este tema ganha força nos bastidores do Congresso norte-americano encabeçado por 31 parlamentares que já contam com apoio de mais 100 dos seus pares nesta empreitada.
O senador Bernie Sanders argumenta que: “É injusto que, em meio a uma crise global de saúde, empresas farmacêuticas multibilionárias continuem a priorizar os lucros, protegendo seus monopólios e elevando os preços, em vez de priorizar a vida das pessoas em todos os lugares, até mesmo no sul global.”
Lula também tem se engajado neste tema da imunização universal e irrestrita com cooperação do G7 e G20. A batalha seguirá na OMC/OMS e nos bastidores da geopolítica.
Acesse o link e veja mais sobre este tema tão importante para vencermos a pandemia em definitivo: https://estadaodigital.pressreader.com/@Reader21858474/csb_uZhJNsFPiPxTo73lTphEG6_tu7kbo_ktINMjdD2CpP07E_Bbb5vQGSKrCih2sxIG
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário