A agricultura familiar baiana avança no cooperativismo!
A agricultura familiar baiana é um grande pomar de sonhos, trabalho, nova forma de se relacionar com a biodiversidade, territórios e mercados.
Neste universo que tem colocado o desenvolvimento rural baiano como referência nacional, o cooperativismo é uma das nossas maiores forças. Todo planejamento e ações que implantamos – mesmo num cenário de crise econômica-sanitária – tem alcançado resultados extraordinários.
Os números e realizações do segmento falam por si: Em 2020, somente 17 cooperativas da agricultura familiar somaram um faturamento de mais de R$ 44,7 milhões, garantindo renda direta a cerca de 5 mil famílias agricultoras, com a comercialização de produtos derivados do cacau, mandioca, umbu, caju, licuri, abacaxi, banana, café, milho, leite, além de pescados, caprinos e ovinos.
Por um lado, mostramos para os agricultores a importância do cooperativismo, do associativismo, de outro, conseguimos produzir juntos alimentos de qualidade. Sem essa colaboração fundamental dos agricultores, sem a compreensão do cooperativismo e o incentivo do Governo do Estado, nós não estaríamos em um caminho tão emancipador da agricultura familiar, como estamos fazendo.
A Bahia aponta o caminho de que é possível colocar o povo como protagonista, gerar emprego, renda e desenvolvimento socioeconômico sem abrir mão de uma relação de trabalho mais humanizada e comprometida com um mundo sustentável.
Acesse o link da matéria da SDR e veja as cooperativas que se destacaram em 2020: http://www.sdr.ba.gov.br/node/7284
Bahia, terra da agricultura familiar.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário