Conferência do clima: mundo vai estar atento ao Brasil!
Na próxima terça-feira, dia 20 de abril, presidentes, primeiros-ministros, autoridades ambientais estarão participando da conferência do clima, convocado pelo presidente dos EUA. O mundo vai estar atento ao que Bolsonaro tem a dizer sobre a maior apreensão de madeiras extraída de forma ilegal, conforme podemos ver no vídeo.
Às vésperas de uma reunião importante sobre um tema que pode trazer sérias consequências geopolíticas ao Brasil, Bolsonaro, ao invés de apoiar e parabenizar o trabalho da Polícia Federal por desarticular as maiores quadrilhas ambientais do país, faz justamente o oposto, ele e o inimigo do meio ambiente, Ricardo Salles, ficam ao lado dos infratores.
Pior, Bolsonaro quer afastar Alexandre Saraiva, o superintendente da Polícia Federal no Amazonas, que faz excelente trabalho e pediu investigação sobre os desmandos de Salles no meio ambiente. O presidente que deveria dar o exemplo, outra vez, prova que não tem o menor compromisso com a questão ambiental, não respeita os poderes e sempre está do lado errado dos fatos.
Minha gente, estamos diante do maior crime ambiental do governo que mais destruiu o meio ambiente brasileiro. Foram apreendidos 43 mil toras de madeira, o equivalente a 131,1 mil m³ de árvores que foram dizimadas, volume suficiente para a construção de 2.620 casas populares. Além da extração ilegal de madeira, em 2020, o Brasil atingiu o maior número de focos de queimadas em uma década, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No ano passado, o país registrou 222.798 focos, contra 197.632 em 2019, um aumento de 12,7%. É a destruição sistemática do meio ambiente.
A pressão internacional por estes crimes ambientais certamente acarretará retaliações econômicas ao país. Nossos produtos começarão a ser boicotados nos mercados externos, liquidando ainda mais a falida economia brasileira. Não basta demitir Ricardo Salles, patrocinador deste desastre ambiental. É preciso derrubar este desgoverno ilegítimo que dizima vidas, o meio ambiente e leva o Brasil à falência total. #ForaBolsonaro.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário