Chef Cadu Moura utiliza o licuri em programa Mestre do Sabor!
Cadu Moura é pernambucano, mas também se encantou pela Bahia e vive na boa terra há dez anos. Ele é um dos chefs que participam da terceira temporada do programa da TV Globo Mestre do Sabor. E como bom nordestino, apresentou no reality receitas maravilhosas da nossa culinária com ingredientes da terra. E foi aí que o Brasil e o mundo conheceram uma das mil e uma utilidades do licuri.
Cadu montou um prato que só de ver ou imaginar já dá água na boca: com o ravióli de vatapá, caldo de lambreta, fumeiro e farofa de licuri. O que mais me chamou a atenção no trabalho do nosso chef foi a sua valorização por produtos regionais e da cultura nordestina.
Segundo ele, ficou encantado com o licuri: “Quando eu fui apresentado, fiquei surpreso com a qualidade e com o que a gente consegue fazer com ele. O meu slogan é ‘Do Nordeste para o mundo’, para apresentar para o mundo o que a gente tem de melhor. Então, levei o licuri e o fumeiro de Maragogipe. Eu queria levar elementos e conteúdos verdadeiros, para apresentar para o mundo, de empresas e produtos que eu acredito, que de fato tenham um pensamento positivo em relação à gastronomia brasileira. Eu sou um cozinheiro nordestino. Sempre abraço e levanto essa bandeira por onde eu for”.
É muito importante que personalidades que têm influência em suas áreas de atuação abracem valores que mudam o mundo e divulgam esses trabalhos. O licuri utilizado por Cadu é produzido pela Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes), com sede em Capim Grosso. Ele conta que conheceu o licuri durante o seu processo de formação, com o chef de cozinha Fabrício Lemos, que apresentou os ingredientes locais, que ele já trabalha em seus restaurantes. Vejam que maravilha alcançamos quando unimos esforços em torno de grandes ideias!
O governo da Bahia é um dos maiores entusiastas nacionais da agricultura familiar, do cooperativismo e da valorização sociocultural dos nossos povos. A Coopes, por exemplo, já recebeu recursos da ordem de R$ 3,9 milhões, que permitiram a qualificação da infraestrutura para armazenamento e equipamentos, implantação de uma unidade de beneficiamento, logística e Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), entre outras ações que beneficiam mais de 300 famílias. A Coopes também já recebeu recursos de até de R$ 178 mil, via Pró-Semiárido, outro projeto executado pela SDR/CAR, para a reforma da unidade de beneficiamento.
#BahiaMeuOrgulho.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário