Capacitação dos técnicos para atuar na caprino-ovinocultura de corte!
A Bahia tem uma equipe técnica de excelência que atua nos diversos projetos da SDR. Para atingirmos tamanho grau de eficiência, nós focamos na constante capacitação das equipes. Neste mês de maio, realizamos a capacitação dos técnicos que irão atuar no Bahia Produtiva e Pró-Semiárido com foco na caprino-ovinocultura de corte.
A ação foi promovida pela SDR/CAR em parceria com a Central da Caatinga e visa melhorar a organização e qualidade de vida desses criadores, além de promover o aumento de renda a partir do fornecimento continuado de animais com padrão e qualidade ideais exigidos pelo mercado. Na capacitação, houve a apresentação da estrutura e atuação da Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga (Central da Caatinga) e da estratégia do edital Aliança Produtiva, bem como do cenário atual do projeto e vendas. Outros temas abordados na capacitação foram o manejo sanitário, suporte forrageiro, confinamento e melhoramento genético.
Veja a análise do técnico em desenvolvimento produtivo do Pró-Semiárido Victor Leonam. “A função básica é tentar fazer o elo do que a Central vai pedir e o que o agricultor tem a oferecer. Esse projeto pode ser o elo na perspectiva de uma ação estruturada para caprino-ovinocultura. Pois, mesmo o criador com um nível maior de especialização, ele precisa de uma complementação”.
O Aliança Produtiva envolve diretamente produtores e produtoras de 28 comunidades rurais dos municípios de Itiúba, Monte Santo, Uauá, Casa Nova, Campo Formoso, Jaguarari, Andorinha e Juazeiro. Ao todo, dez técnicos e técnicas vão fazer a assessoria técnica especializada para assegurar a boa produtividade dos animais e facilitar a comercialização dentro das exigências dos abatedouros e do mercado. Em breve, a população terá acesso a cortes de melhor qualidade e os produtores verão seus rebanhos se multiplicarem com maior valor de mercado e, consequentemente, aumentarão a rentabilidade!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário