Parabéns Abpagi, joia inspiradora do Estado baiano!
A Bahia é terra de muitos artistas e cultura pujante. Os Governos do PT sabem disso e investe no potencial dos nossos artesões e agricultores do Baixo Sul. Eles (as) produzem biojoias sustentáveis com matérias-primas naturais, disponíveis na região, a exemplo do coco da piaçava e sementes de seringueira, além de outras sementes extraídas da Mata Atlântica local.
A Associação Beneficente de Pesca e Agricultura de Ituberá (Abpagi), é a nossa grande parceria neste projeto. O Bahia Produtiva já investiu mais de R$ 1,5 milhão na associação, que beneficia diretamente 150 agricultores e agricultoras. E é responsável pela geração de emprego e renda para aproximadamente 800 famílias agricultoras. Os resultados crescem ano após ano: de agosto de 2020 a maio de 2021, a Abpagi faturou mais de R$ 1 milhão com a venda de biojoias.
O trabalho bem feito chamou a atenção da gigante multinacional Michelin que se tornou parceria do projeto, por meio do programa Arte Sustentável Michelin Ouro Verde Bahia, que contribuiu na formação das artesãs, pela designer de biojoias amazonense Maria Oiticica até o processo de comercialização.
Danila de Jesus, jovem artesã da Abpagi, comemora os bons resultados e está confiante no crescimento da associação. “Estamos com altas expectativas e felizes. É um projeto que vai trazer mais renda para a gente, além de valorizar nosso trabalho e nossa região. Nossas biojoias serão conhecidas nacionalmente e internacionalmente”.
As biojoias produzidas pelas nossas agricultoras vão muito além da moda. Representam um novo estilo de viver, conectado com as raízes culturais da Bahia, que defende um mundo sustentável e ao mesmo rentável. Este projeto abre um mar de oportunidades aos artesões baianos e leva desenvolvimento socioeconômico para o Baixo Sul.
Parabéns Abpagi, joia inspiradora do Estado baiano.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário