SDR e FecBahia debatem regularização fundiária para o desenvolvimento rural
Dirigentes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) se reuniram, nesta segunda-feira (11), com representantes da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (Fecbahia) para debater questões sobre regularização fundiária e inspeção sanitária. O objetivo é assegurar a continuidade do crescimento produtivo da agricultura familiar nos municípios baianos.
De acordo com o secretário da SDR, Josias Gomes, a parceria entre Estado e Prefeitura é estratégica pois contribui para estruturar, fortalecer e potencializar a produção rural, que por consequência, dinamiza a economia local.
“A relação com os consórcios será uma marca da nossa atuação, pois tem determinadas tarefas que precisamos dos prefeitos nas ações de desenvolvimento rural, seja na área de regularização fundiária, assistência técnica e extensão rural (Ater) ou inspeção sanitária. Não tenho dúvida que vamos acertar e essa reunião foi importante para continuarmos o trabalho junto a Fecbahia”, afirmou o secretário Josias Gomes.
Como resultado ficou acertado a realização de agendas com todos os consórcios públicos da Bahia, com a premissa de garantir a ampliação das metas e qualidade nos trabalhos.
Renata Rossi, gestora da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA/SDR), pontuou que “essa reunião foi fundamental para nivelar o estado da arte, da parceria com os consórcios públicos que para regularização fundiária. Sabemos que o título de terra é condição primeira para viabilizar o pleno desenvolvimento da agricultura familiar, pois garante a segurança jurídica quanto à propriedade da terra, acesso crédito e outros direitos”, afirmou.
Claudinei Novato, prefeito do município de Capela do Alto Alegre, e presidente da Fecbahia, avaliou que a reunião serviu “para ajustar os principais pontos e as ações que a SDR, por meio da CDA, tem colocado para os Consórcios da Bahia. Nosso intuito é fortalecer as parcerias, ampliar investimentos para beneficiar o produtor rural”, destacou Novato.
Deixe um comentário