COOPERACAJU está em franca expansão!
A COOPERACAJU – Cooperativa da Cajucultura Familiar do Nordeste da Bahia – reúne a força do cooperativismo de diversos municípios baianos. Por meio da rede, cooperados têm acessado políticas públicas de editais como o Bahia Produtiva, o Pró-Semiárido e o Coopergiro – uma linha de crédito ofertada pelo Estado a juros baixos que possibilitou a cooperativa receber um aporte de R$ 220 mil, os recursos foram fundamentais para a garantir a aquisição de 55 toneladas de castanha de caju.
Em franca expansão, a rede entrou na disputa do mercado fitness, ampliou o seu mix de produtos com objetivo de atender esta demanda. Agora, além de processar e comercializar castanhas-de-caju, nas versões natural e salgada, a Cooperacaju lançou a pasta de amêndoa de castanha-de-caju, produto xodó do momento, desejado por nutricionistas e adeptos da boa forma, que resultou em um aumento de 15% nas vendas. Em 2020, a cooperativa registrou um faturamento de R$ 596,8 mil. A expectativa para este ano é de incremento de 36,7 % na receita. Num cenário de crise econômica, são números extraordinários.
A visão estratégica da COOPERACAJU aponta um novo horizonte para as cooperativas baianas, nós podemos e devemos disputar nichos de mercado com produtos de excelência e com boa margem de lucro. Ganham os cooperados que aumentam as suas receitas e capacidade de reinvestimento, os baianos que passam a ter acesso aos produtos saudáveis com selo de qualidade da agricultura familiar e o nosso Estado, que vislumbra no cooperativismo uma nova força geradora de inclusão socioeconômica.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente é titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário