Jovens querem deixar o o Brasil por falta de perspectivas!
É de cortar o coração ver que aquele país que até pouco tempo colocou negros, índios e mulheres nas universidades, que fez uma geração inteira ascender socialmente, agora, amarga derrotas e retrocessos que faz a juventude querer deixar o lugar onde nasceu por falta de perspectivas.
O primeiro sintoma de que uma sociedade está adoecida é quando o poder dominante arranca das pessoas a capacidade de ter esperança. Toda vez que um jovem acorda e não sabe o que será do dia de hoje, muito menos o de amanhã e além disso é bombardeado por um governo da morte que esmaga qualquer tentativa de recomeço, toda potência juvenil passa a ser inundada por um vendaval de incertezas que quebra o espírito até dos mais resistentes.
Podemos medir o grau de desalento da nossa juventude através da pesquisa publicada na Folha de S Paulo. De acordo com o estudo, “se pudesse, quase a metade (47%) dos jovens brasileiros deixaria o país”. É este o nível de desumanidade que atingimos no país mais rico do mundo. Os pesquisadores também identificaram que “milhares de brasileiros entre 15 e 29 anos revelam que nunca foi tão alta a proporção dos que nem trabalham, nem estudam (há 27,1% dos chamados “nem-nem”) e que 70% dos jovens têm dificuldades de encontrar trabalho”.
São 50 milhões de jovens que poderiam contribuir com a força produtiva do Brasil, mas estão marginalizados em seus bolsões da miséria, abandonados por um desgoverno que tudo que faz pra prejudicar a classe trabalhadora. As medidas antipovo empobrecem o país e cria um imenso contingente de pessoas, que diante das dificuldades latentes, muitas vezes, se submetem a trabalhos análogos à escravidão.
Leia o estudo completo https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/06/sem-perspectivas-metade-dos-jovens-quer-deixar-brasil.shtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=compwa&origin=folha e constatem porque o Brasil pós-golpe virou um dos lugares mais cruéis para se viver.
Uma coisa é certa, esta mesma juventude está se rebelando e indo às ruas pra tirar o nosso país das garras malditas do neofascismo. A cada dia, a juventude está transformando a dor e consternação em força revolucionária pra libertar o Brasil deste atraso sem precedentes. Lutar por uma segunda independência é tarefa de todas as gerações.
Não permitiremos que o Brasil morra no vale sombrio da desesperança.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário