Desde o início do governo da morte os preços dos alimentos dispararam!
A carne de boi praticamente dobrou de preço e a maioria das famílias já substituem a o alimento por outras opções como o frango, carne de porco e ovos. O aumento da demanda por estes produtos aliado ao alto índice de custo de produção fizeram os preços subirem e a tendência é continuar em alta.
De acordo com ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), isso ocorrerá devido ao aumento dos custos de produção nos últimos 12 meses. O ICP (índice de Custo de Produção) de junho da Embrapa Suínos e Aves aumentou 52,3% para frangos e 47,53% para suínos. O farelo de milho e soja chegaram a subir entre 75% e 80%, o que encarece os custos de produção dos produtores e automaticamente são repassados aos consumidores.
O desgoverno ao invés de buscar soluções para reverter este preocupante quadro que impacta diretamente na segurança alimentar e nutricional do país, faz é agravar a situação. Um exemplo claro são os constantes cortes de investimentos na agricultura familiar. O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) sofreu um corte de R$ 1,3 bilhão (35%) do orçamento total.
A alta de preços no Brasil é generalizada e isto faz com que tenhamos mais de 116,8 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar ou passando fome no país. O Brasil é o segundo maior produtor de frango do mundo, com 14 milhões de toneladas anuais. Somos o quarto maior produtor de grãos e o maior exportador de carne bovina do planeta. É inadmissível que o nosso povo passe fome num país tão rico.
Somente um governo que odeia gente faz com que as pessoas enfrentem tamanha adversidade, enquanto não desce do palanque eleitoreiro. O tempo todo só fala em golpe, voto impresso, mentiras e idiotices que condizem com o fracasso que é este desgoverno! #ForaBolsonaro
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário