Pró-Semiárido capacita cirandeiras em Jacobina!
O Pró-Semiárido é um projeto reconhecido e premiado internacionalmente por ser exemplo na ação de combate à pobreza rural com atuação em 32 municípios do Semiárido baiano. Entre os diversos benefícios proporcionados às famílias do campo estão a valorização e inserção das mulheres e crianças nas políticas públicas de desenvolvimento rural.
Em Jacobina, o projeto realizou a capacitação para formação de cirandeiras(os), uma das etapas para implantação da metodologia de gênero Ciranda das Crianças. O objetivo dessa ação é as(os) cirandeiras(os) serem capacitadas(os) através de atividades ludo-educativas junto às crianças da comunidade rural, enquanto seus pais participam, sobretudo, as mulheres agricultoras, das ações do projeto. Tendo o brincar como base, a formação é conduzida por meio de dinâmicas e metodologias, a partir dos eixos temáticos: Convivência com o Semiárido, Valorização da Infância no Campo e as Interseccionalidades – principalmente as questões de gênero, raça, etnia e geração.
Vejam o lindo depoimento da agricultora e agora cirandeira Lindalva Santos, da Fazenda Várzea Nova, em Jacobina: “Ser cirandeira é resgatar nossa cultura, dos nossos antepassados e envolver as nossas crianças nisso, trazê-las presentes, junto com a gente, para que não fiquem sem referência”.
Parabéns à equipe do Pró-Semiárido, projeto que é orgulho da Bahia e tem tocado tantas vidas. A formação das cirandeiras(os) envolvendo crianças e mães/pais mostram o quanto esse programa vai muito além do desenvolvimento rural e passa ser parte indissociável na estrutura social das comunidades onde está presente.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário