Fortalecimento da agricultura familiar da Bahia é debatido em encontro na SDR
Participaram do encontro o secretário Josias Gomes, o chefe de Gabinete, Jeandro Ribeiro, o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, e Célia Firmo e Vasco Zugno, representantes do Fórum Baiano da Agricultura Familiar (FBAF)
Dirigentes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e do Fórum Baiano da Agricultura Familiar (FBAF) se reuniram, na quarta-feira (29), na sede da SDR para planejar ações para a agricultura familiar da Bahia.
O secretário da SDR, Josias Gomes, ressalta que esse tipo de reunião melhora o fluxo de informações e também a relação com os movimentos sociais. “Tratamos de temas que dizem respeito à extensão rural, a organização da nossa produção, a consequência positiva da participação da sociedade civil nesse trabalho da agricultura familiar em todo o estado. Também discutimos a possibilidade de ampliar o debate com esse segmento pelo acúmulo de conhecimentos que eles têm”, destaca Josias Gomes.
Entre os pontos de pauta estavam: instalar uma mesa permanente de diálogos entre o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS) e o FBAF; a execução orçamentária das propostas territoriais dos Colegiados de Desenvolvimento Territorial (Codeter); efetivar o Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial (Cedeter) como instância efetiva, encaminhamentos práticos da política territorial; ajustar o orçamento 2021/2022; e potencializar, ainda mais, os programas de convivência com o semiárido, entre outros.
Durante a reunião, foi debatida a ampliação da política estadual de habitação rural; programas de extensão em educação do campo; criação de um programa juventude rural; questões fundiárias na Bahia; ampliação de recursos e ações para apoio da organização da produção e comercialização dos produtos da agricultura familiar; ampliação do programa Pacto pela Vida para o campo; e investimento no turismo rural.
Segundo a coordenadora geral do FBAF, Célia Firmo, para o Fórum Baiano da Agricultura Familiar, o diálogo constante com a SDR é de extrema necessidade. “A SDR é o espaço, dentro do Governo do Estado, que se empenha para desenvolver a agricultura familiar baiana. Nutrimos a esperança de que a cada dia a população do campo baiano tenha melhor qualidade de vida”.
Deixe um comentário