Parceria do Estado com a Biofábrica de Cacau fornece tecnologia e fortalece agricultura familiar
A Biofábrica de Cacau fica localizada em Ilhéus, completa 20 anos e se consolida como importante ferramenta para o desenvolvimento rural da Bahia
O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), se reuniu com o presidente da Biofábrica de Cacau, Lanns Almeida, para reafirmar o apoio da secretaria à primeira unidade no mundo destinada à produção contínua de genótipos clones de cacaueiros selecionados, resistentes a enfermidades e de alta produtividade.
A Biofábrica produz, multiplica e distribui aos agricultores familiares materiais genéticos de mudas de alto valor agronômico, uma vasta quantidade de cultivares, entre mandioca, essências florestais, cacau e outras fruteiras.
Recentemente, implantou o Kit Sistemas Agroflorestais (Kit SAF), que reúne mudas de cacau, açaí, graviola, abacaxi, urucum, goiaba, banana, mandioca, ipê, leucena, pau-cigarra, pau-brasil, e olho de pavão, entre outras.
Josias Gomes comentou a importância da Biofábrica para o cacau e outros cultivares: “A Biofábrica contribuiu mais com o cacau do que qualquer outro instituto semelhante. É ali, onde se fabrica muda, que temos um dos maiores bancos de germoplasma do mundo”.
Germoplasma é o banco de material genético chamado de jardim clonal. Serve para conservar as espécies das plantas para uso do material genético no futuro. Esse material é utilizado na produção das mudas da Biofábrica.
Josias Gomes destacou, também, que para realizar o reordenamento do setor cacaueiro, é preciso ampliar o apoio à Biofabrica.
“Para recompor os hectares de cacau já plantados precisamos, em média, de 85 milhões de mudas de qualidade. Temos na Biofábrica, hoje, 11 clones, mais dois que devem ser lançados no segundo semestre, e uma produção de 250 mil mudas por mês. Não existe essa tecnologia em outro lugar no mundo que se aproxime disso. Essa tecnologia é nossa, é da Bahia”, informa o secretário.
Segundo Lanns Almeida, nesses 20 anos de existência, a Biofábrica se consolidou como um instrumento de grande importância para o fortalecimento da agricultura baiana, com difusão de tecnologia e conhecimento, sendo um dos pilares para o desenvolvimento rural na Bahia.
“Somente no ano passado, a Biofábrica e o Governo do Estado – por meio da SDR – fomentaram a agricultura familiar, ampliando o número de famílias contempladas com a doação de mudas. Foram 6,7 mil famílias beneficiadas, instaladas em 101 municípios de 19 Territórios de Identidade”, destacou o presidente da Biofábrica de Cacau.
Deixe um comentário