Encontro agiliza regulação fundiária em 23 áreas Quilombolas!
A Bahia mantém o ritmo correria para agilizar a regularização fundiária. O segredo do sucesso é o diálogo profícuo com as comunidades campesinas, consórcios intermunicipais e entidades representativas tradicionais. Recentemente, demos mais um grande passo nesse tema, ao montarmos uma mesa de diálogo permanente com entidades quilombolas.
O encontrou aconteceu no auditório da Seplan e contou com a participação de dirigentes da CDA e representantes da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), da Coordenação Estadual de Articulação das Comunidades Negras Quilombolas (Cenaq) e de lideranças de comunidades de territórios tradicionais.
Em reunião bastante proveitosa, ficou decidido que a mesa permanente terá encontros trimestrais e o próximo será realizado no final de novembro com a pauta de composição e homologação da mesa, além de ser decidido o monitoramento das 23 áreas quilombolas que estão em processo de regularização. A política se faz transformadora quando construímos juntos ações que valorizem a contribuição popular. Dessa maneira a voz do povo é ouvida e os acertos tendem a ser maiores e sobretudo democráticos.
Em nome da SDR, parabenizo toda equipe da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), que com trabalho e muito diálogo tem construído pontes importantes na questão fundiária baiana.
Agradeço o empenho da Conaq e Cenaq em viabilizar políticas públicas para as comunidades Quilombolas de Territórios Tradicionais.
Juntos, somos mais fortes!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário