Edital permite a implantação de 60 unidades de Produção Agroecológica em comunidades quilombolas e povos de terreiro da Bahia!
Excelente notícia para as comunidades tradicionais. Saiu o resultado do Edital Sistema PAIS Quilombola e Comunidades de Terreiro, que visa a implantação de 60 unidades de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) em comunidades quilombolas e povos de terreiro da Bahia.
Vamos investir mais de R$ 1,3 milhão neste projeto que contempla os Territórios de Identidade Metropolitano de Salvador, Recôncavo e Baixo Sul, em três lotes, cada um contendo 20 Sistemas PAIS. A ação é mais uma parceria entre SDR e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).
Veja as organizações beneficiadas pelo edital: as organizações Barriguda – Centro de Desenvolvimento Socio Ambiental, ONG Alvorecer, Associação Áwá Ações Afirmativas, Humana – Povo para o Povo Brasil, Associação Nacional Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu (Acbantu), Unisol Bahia, Associação da Comunidade Quilombola do Brejo Grande ACQBJ, Cooperativa dos Agricultores e Agricultoras Familiares de Camamu, Associação Cultural e Religiosa Terreiro Caxuté, Associação Quilombola da Comunidade dos Cágados de Ituberá, Associação Civil Filhos de Bárbara (ACFBA) e Centro de Assessoria do Assuruá (CAA).
Este edital cumpre dois pontos importantíssimos: os investimentos nas comunidades tradicionais e o fomento da produção agroecológica. O setor de produtos orgânicos registrou uma alta de 30% nas vendas em 2020, movimentando R$ 5,8 bilhões, segundo levantamento da Organis – Associação de Promoção dos Orgânicos. Editais com este perfil visam justamente aumentar a geração de emprego e renda dos povos tradicionais, bem como a oferta de alimentos saudáveis no Estado.
#BahiaMeuOrgulho!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário