
Agricultores de Maetinga tem regularizada a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP)!
Como informamos anteriormente, a partir do dia 31/12, o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) vai substituir de forma gradativa a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Mas o agricultor familiar que ainda tiver uma DAP válida não precisa substituir o documento imediatamente. As declarações emitidas até a data de disponibilização do serviço de inscrição no CAF permanecerão válidas até o final de sua vigência.
Sendo assim, o CAF continua a assessorar os agricultores familiares da Bahia a se cadastrar para acessar, desbloquear ou renovar a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP). Em Maetinga, técnicos (as) da Bahiater que atua no Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), do sudoeste baiano, em parceria com a Secretaria de Agricultura de Maetinga regularizaram o documento de diversos agricultores familiares.
O agricultor José Pereira Viana, da Comunidade Fazenda Mundo Novo, no município de Maetinga, ressaltou a importância do documento pra acessar políticas públicas: “Desde 2002, que a gente trabalha com o Banco do Nordeste, com o Agroamigo e tem o seguro Garantia-Safra e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Sem a DAP, nós não conseguimos acessar políticas para a agricultura familiar”.
Mais uma informação importante: o agricultor ou agricultora familiar que ainda não possui a DAP ou precisa atualizá-la, pode procurar o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) nos 27 Territórios de Identidade, Sindicato de Trabalhadores Rurais ou a Ceplac, para fazer o cadastro, renovação ou desbloqueio, mediante apresentação da documentação exigida.
#BahiaMeuOrgulho
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário