Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável debate avanços para a agricultura familiar
Evento teve a participação do secretário Josias Gomes, do chefe de Gabinete Jeandro Ribeiro, de Wilson Dias, presidente da Car, e lideranças de diversos movimentos sociais
O secretário Josias Gomes – gestor da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) – participou na quinta-feira (16) da 69ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), última reunião do ano de 2021. O evento contou com a presença de representantes de movimentos sociais e de entidades governamentais e faz parte da programação da 12ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece até domingo (19), no Parque Costa Azul, em Salvador.
Entre os assuntos discutidos estão assistência técnica e extensão rural (Ater), segurança alimentar e nutricional, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), crédito rural, parceria Mais Forte e ações para fortalecer os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Sustentável.
O secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e presidente do Conselho, Josias Gomes, destacou a importância do Conselho. “Este Conselho nunca deixará de ser importante na criação de políticas públicas. Buscamos, com esse arranjo, trocar conhecimento e promover iniciativas voltadas para a geração de emprego e renda no meio rural”, informa Josias Gomes.
O chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, apresentou o Parceria Mais Forte Juntos para Alimentar a Bahia. “O objeto principal do Parceria Mais Forte, que é uma estratégia da secretaria para integrar diversas políticas públicas, tem como foco principal a produção de alimentos e renda para os Agricultores. É para isso que estamos trabalhando. E, as 422 agroindústrias que vamos entregar até o fim de 2022, irão ajudar nessa nossa missão”.
O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, explica que essa reunião fecha o ciclo do Conselho em 2021. “Foi a oportunidade de fazermos um balanço das políticas públicas para a Agricultura Familiar no ano de 2021 e projetar um pouco do que vai ser as ações deste conselho, acompanhando, monitorando e avaliando as políticas públicas que vão ocorrer em 2022”.
O Conselho – O CEDRS, órgão colegiado vinculado à SDR, foi criado por meio do Decreto nº 8.487, de 11 de abril de 2003, e tem como finalidade formular, articular e monitorar políticas, programas e projetos voltados para o desenvolvimento rural sustentável do Estado da Bahia, com foco na inclusão social e promoção da qualidade de vida das populações do campo.
Deixe um comentário