Cartão de crédito: bancos cobram juros extorsivos!
Bem que gostaríamos de apontar um dado positivo do desgoverno, afinal, quando o país afunda, quem sofre as consequências são os milhões de brasileiros. Mas não podemos ofuscar a realidade. O relatório produzido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo aponta que 76,3% das famílias brasileiras estavam endividadas no final de 2021.
O cartão de crédito aparece como o principal fator de endividamento dos brasileiros, alcançando 82,6% da média anual. E o pior, os bancos sabendo do aperto financeiro das pessoas cobram juros extorsivos. O relatório do Banco Central informa que os juros do rotativo do cartão de crédito atingiram em setembro o maior patamar desde agosto de 2017. A taxa chegou a 339,5% ao ano. Subiu 3,7 pontos percentuais de agosto para setembro de 2021. É uma verdadeira agiotagem institucionalizada.
O estudo da CNC ainda aponta que a principal vilã do crescente endividamento das famílias brasileiras é a inflação: “A inflação ao consumidor mais elevada provocou o maior endividamento entre as famílias de menor renda, pela necessidade de recomposição dos rendimentos”. Sem contar que na maioria das famílias o homem ou a mulher estão desempregados, o que compromete ainda mais a renda mensal.
No desgoverno Bolsonaro, os brasileiros vivem o pior período da história recente. A sensação é de que fomos ocupados por algum exército nazista que sangra a nação pra financiar suas guerras particulares. É preciso muita organização, pactuação de forças sociais/políticas e trabalho pra refundar este país.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário