Inflação castiga milhões de famílias da classe trabalhadora!
A inflação galopante é o terror da classe trabalhadora e desde que Bolsonaro usurpou a presidência, a carestia tem castigado milhões de famílias no Brasil e já atingiu dois dígitos: 10,25% em 12 meses. Quando o assunto é combustível, energia e itens da cesta básica, os aumentos são praticamente semanais. O poder de compra das pessoas desaparece vertiginosamente.
O desgoverno não toma uma medida pra conter a alta dos preços. Na mentalidade tacanha do miliciano, enquanto banqueiros, agronegócio e a indústria bala estiverem faturando, o trabalhador que se vire pra conseguir sobreviver. O quadro atual fica ainda mais complexo quando analisamos o estudo promovido pelo DIEESE que aponta: inflação é superior a 47% dos acordos salariais fechados em 2021. É o pior número das últimas duas décadas.
Nos governos do PT, a imensa maioria dos trabalhadores tinham reajuste acima da inflação, além de ganho real, não é à toa que o salário mínimo teve uma valorização de 74,33% nos governos Lula/Dilma. O estudo do DIEESE ainda mostra que a partir de 2015 – inicio da conspiração do golpe-, os acordos salariais começaram a piorar.
O drama vivido pela classe trabalhadora não é surpresa, toda vez que a direita assume o poder central quem paga a conta são os trabalhadores. A reforma trabalhista debilitou a correlação de forças entre patrão x empregado, os sindicatos foram atacados frontalmente, somado à pandemia perderam a capacidade de mobilização por melhores ganhos. A política econômica vexatória de Paulo Guedes promoveu um exército de desempregados e sub-empregados, sujeitando trabalhadores a aceitarem empregos abaixo da remuneração justa e sem benefícios.
O resultado do desgoverno miliciano é que o país inteiro perde. Se as pessoas não têm dinheiro pra consumir, os empresários não vendem, empresas fecham as portas e amargamos o pibinho que tem feito do Brasil um dos piores lugares do mundo para se viver. Mas o Brasil tem jeito, e se chama Lula, o operário que sabe como gerar emprego formal, com bons salários e aliado a melhor qualidade de vida para os brasileiros. Contra fatos não existe mentira que se sustente. Vamos de Lula, é o Brasil feliz de novo.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário