Terceira via em Sergipe é acostamento
Quem me contou essa história foi Márcio Macêdo, que estava construindo as coligações para as disputas municipais de 2020 e foi à Itabaiana organizar o PT para disputar a eleição com candidatura própria, como se diz no jargão petista.
Itabaiana é a quarta mais populosa cidade de Sergipe, ficando a 54 km da capital, possui um dos maiores comércios de Sergipe e também é considerada a capital do caminhão, por ter o maior percentual de caminhão por pessoa do país.
Uma cidade de longo histórico de disputa acirrada entre os dois grupos tradicionais que dominam a politica há mais se cinquenta anos e ninguém nunca tinha ousado lançar candidatura alternativa. Sempre se compunham entre uma e outro grupo.
Pois foi nesse cenário de disputa entre os grupos consolidados na politica local que Márcio Macedo resolveu que o PT seria a “mosca na sopa”, rumou para lá com o firme propósito de montar a terceira via nas eleições municipais de 2020.
Jogou duro e fez bonito, deu entrevistas nas rádios locais, visitou sindicatos, se reuniu com todos que ele imaginou estarem cansados das disputas entre os dois grupos, em todas conversas o mote era o fim da polarização entre os dois grupos rivais e o surgimento da terceira via, em síntese: conversou com a torcida do Confiança e do Sergipe.
Mas eis que a extensão do propósito já estava indo longe demais e entra em cena um dos chefes políticos, que conhecia o Márcio e o convidou para uma conversa. De cara foi logo enchendo a bola de Márcio, gostava muito dele, tinha lá às suas diferenças com o PT, mas Márcio era diferenciado e então foi direto ao ponto: “Márcio saia dessa história de terceira via. Aqui em Sergipe, diz-se que terceira via é acostamento de rodovia”.
Como se viu, logo depois da conversa, o PT resolveu sair do acostamento. Trago essa experiência sergipana pra elucidar a arte de fazer política no nosso Nordeste.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário