Visita na fábrica de beneficiamento de licuri em Monte Santo
No final de dezembro de 2021 tivemos a 12ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, onde o público baiano ficou encantado com os avanços alcançados por nossas cooperativas dos 27 territórios de identidade da Bahia. Foram mais de 1.500 produtos expostos dos mais variados sistemas produtivos.
Somos o estado que tem o maior número de agricultores familiares do Brasil e muitos deles se organizam por meio de cooperativas, sendo a locomotiva deste setor que hoje representa mais de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia. O Dia da Integração Cooperativista tem o objetivo de celebrar os valores do cooperativismo e o princípio da intercooperação. As organizações cooperativistas surgiram com o propósito de promover o desenvolvimento sustentável da comunidade.
Temos orgulho de afirmar que o nosso estado construiu um legado que serve de modelo para o país. Hoje muitas das nossas cooperativas tiveram apoio pra implantar suas agroindústrias, tiveram acesso à Ater, assessoria e acesso aos novos mercados, maquinários, insumos, requalificação de infraestrutura, receberam o Selo da Agricultura Familiar e usufruíram de investimentos milionários em suas operações.
Hoje temos cafés, cervejas, polpas, doces, azeites chocolates, cuscuz, castanhas, aves defumadas e uma infinidade de produtos dos cooperados, que com muito mérito, conquistaram os mercados locais, nacionais e até internacionais. Na terra da agricultura familiar, o nosso cooperativismo é forte!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário