Basta de discriminação racial
21 de março é celebrado o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. Este mal que se arrasta por gerações e é o principal inimigo da vida e da civilização. A discriminação racial tem sido um dos principais fatores pra dominação de povos, justificativa de guerras, escravidões e opressões de milhões de vida, muitas vítimas fatais.
Segundo as Nações Unidas, “em todo o mundo, mais de 40 milhões de pessoas ainda são vítimas da escravidão contemporânea. Mulheres e meninas representam mais de 71% desses casos. Infelizmente a questão escravista está diretamente relacionada por questões econômicas e racial. No Brasil, uma pesquisa do IPEA mostra que os casos de homicídio de pessoas negras (pretas e pardas) aumentaram 11,5% em uma década.
Depois da ascensão da extrema direita no mundo, a xenofobia e crimes raciais têm crescido assustadoramente. O próprio Bolsonaro é a prova cabal de como o discurso do ódio pode ser maléfico à sociedade. A perseguição e extermínio de indígenas, pretos e pobres, revela a face do mal e de como a questão racial é utilizada pra estabelecer sistemas de poder.
Basta de discriminação racial! Em países como nosso, não basta ser racistas, é preciso ser antirracista. O PT luta diariamente por essa causa. E atua diretamente por políticas públicas que superem mais de cinco séculos de mentalidade escravistas. O Brasil é de todos (as).
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário