Caatinga, patrimônio do Brasil
A Caatinga é o bioma que está presente em grande parte do território baiano, aliás, a Bahia é o único estado brasileiro que possui cinco biomas diferenciados: Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e mais os biomas Costeiro e Marinho.
Quem possui tamanha biodiversidade, além de amar, precisa cuidar e investir em políticas públicas de preservação destes biomas. No caso da Caatinga, o Governo do Estado por meio do projeto Pró-Semiárido investiu mais de R$2 milhões em ações junto às comunidades tradicionais de fundo de pasto de 13 municípios do semiárido baiano.
“Estamos introduzindo ações para que as famílias possam gerar renda além da pecuária, utilizando a Caatinga em pé como é o caso da apicultura e da meliponicultora. Então, este trabalho de recaatingamento é muito interessante e nos remete à preservação e recuperação de um bioma muito importante e de uma riqueza muito grande”, explica o subcoordenador do Capital Produtivo e de Mercados do Pró-Semiárido, Carlos Henrique Ramos.
A Caatinga é um bioma genuinamente brasileiro e um dos biomas mais povoados (são mais de 20 milhões de brasileiros vivendo nos 850 mil km²) que representam cerca de 11% do território nacional, abrangendo todos os estados do Nordeste e do norte de Minas Gerais. Nesta data marcante, reafirmamos o compromisso de preservar este tesouro nacional, afinal, Caatinga é vida.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário