Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio mudou a vida do menino Davi
A história de superação, amor, solidariedade e trabalho em equipe protagonizada pelo menino Davi Santos Souza é digna de um filme. Ele entrou para os grandes casos de sucesso da saúde pública do Estado da Bahia, que aconteceu no Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, dirigido pela competente Domilene Borges. Ela mobilizou todo o hospital e a estrutura de saúde do Estado para realizar a cirurgia de Davi.
Davi sofre de uma doença rara e hereditária chamada osteogênese imperfeita, que prejudica a formação dos ossos e os torna frágeis. Ele já sofreu 9 fraturas antes de dar entrada no Hospital Materno-Infantil. Os especialistas identificaram a necessidade de uma cirurgia de alta complexidade, nunca antes realizada no interior da Bahia para implante de uma haste telescopada na perna esquerda, procedimento não disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a diretora Domilene Borges, o caso de Davi mobilizou diversas autoridades de saúde do Estado, incluindo o Superintendente de Atenção Integral à Saúde – SAIS, Dr. Igor Lobão, a Secretária de Saúde Roberta Santana, o médico especialista em ortopedia pediátrica Dr. Gustavo Bahia e o Diretor Geral da FESF+SUS Fundação Estatal Saúde da Família, Ricardo Mendonça. Eles alinharam para que a cirurgia fosse realizada no Hospital Materno-Infantil.
Domilene comemorou a cirurgia bem-sucedida de Davi e afirmou que é o primeiro passo para a implantação do serviço de ortopedia pediátrica no hospital. A mãe do menino, Luana, celebrou a vitória coletiva para seu filho e desejou a ele uma recuperação plena e felicidade.
Que vitória de Davi, da Saúde Pública do interior baiano e para todos envolvidos nesta cirurgia histórica. Parabéns a Domilene Borges e equipe de saúde do Governo Estadual, que mudaram a vida de Davi. Esta é uma das razões de ter um governo formado por pessoas que ama cuidar de gente. A Bahia aplaude todos os envolvidos na cirurgia do garoto que conquistou Ilhéus e o Estado. Desejamos plena recuperação e felicidade a Davi, o gigante de 9 anos.
Deixe um comentário