Viva Tiradentes e a luta anticolonial!
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi o principal ativista político da Inconfidência Mineira e se tornou o mártir da libertação anticolonial. Existem diversos pontos de vista a respeito deste movimento libertário, inclusive o de que era uma luta prioritariamente burguesa, com baixa participação popular.
Tiradentes, considerado o menos abastado entre os líderes da revolta, foi o único a pagar com a própria vida por desafiar a coroa portuguesa. Independente do caráter revolucionário das condições objetivas postas na época, todo aquele (a) que se rebelou contra o jugo imperialista deve ser considerado herói (a) da pátria.
A principal indignação dos inconfidentes contra a Coroa portuguesa era contra a alta carga de impostos pagos pelos brasileiros. A ironia que atravessa séculos é que, mesmo depois do Brasil República, a carga tributária do Brasil permanece injusta. Agora, a maioria da burguesia é beneficiada, enquanto o povo sofre com altos impostos.
Em qualquer tempo, toda vez que existe injustiça, principalmente em algo que define a qualidade de vida das pessoas, temos inúmeros motivos para lutar. A causa de hoje é por uma reforma tributária justa e progressiva, onde o povo pague menos impostos. Precisamos colocar na ordem do dia a taxação das grandes fortunas. Em todo país sério do mundo existe este imposto. Não menos importante é a queda dos juros na Taxa Selic, atualmente a mais alta do mundo.
Portanto, a data 21 de abril deve ser vista como dia de luta na construção de um país justo e soberano. Viva Tiradentes! Que a sonhada liberdade alcance cada brasileiro (a). Lutemos!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-Líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário