A literatura é a força cultural que ajuda a forjar a nação
A Literatura Brasileira merece ser exaltada e homenageada diariamente. Pelos livros dos nossos escritores(as), aprendemos a conhecer o Brasil profundo, a diversidade cultural e a alma de um país plural, narradas por gênios(as) das palavras, que reafirmam a máxima potência do orgulho de ser brasileiro.
O poder público deve empregar todos os esforços para incentivar o surgimento de novos escritores. Fiquei muito feliz quando o Ministério da Cultura abriu o maior edital literário do país para mulheres e homenageou Carolina Maria de Jesus. Imaginem o que seria do Brasil sem os nossos escritores? Esta bela página precisa avançar e continuar desbravando a genialidade do nosso povo.
A Cultura é a vanguarda capaz de libertar corações e mentes. Neste contexto, a literatura é a locomotiva que abre novos horizontes para um país pensante, solidário e capaz de romper com qualquer resquício de atraso dominante. Reflitam: Quantas pessoas vieram à Bahia por causa das obras de Jorge Amado? Quantos novos leitores o país ganhou depois da primeira leitura de Clarice Lispector?
O Brasil do futuro deve ser feito com livros nas mãos. Da mesma maneira que o nosso corpo precisa de alimento, a mente precisa de obras que nos tornem seres humanos melhores e cientes dos nossos papéis no mundo. Viva a Literatura Brasileira.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-Líder do PT na Câmara
Siga:
Se concorda, compartilhe!
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário