200 anos da Independência do Brasil na Bahia!
As batalhas pela Independência contaram com a participação decisiva do povo, mulheres lendárias como Maria Felipa, Joana Angélica e Maria Quitéria. Houve batalhas em Salvador e no Recôncavo baiano. Sem esse engajamento popular e determinação baiana para libertar o Brasil dos imperialistas portugueses, certamente o curso do nosso país seria outro.
Durante muito tempo, construiu-se o mito de que no Brasil não houve revoltas e guerras independentistas. Tudo isso foi orquestrado pela elite para fundar a ideia de sermos um povo subserviente e apagar a memória daqueles que lutaram por liberdade. Ao completarmos o bicentenário da nossa Independência, a Bahia segue na luta por liberdade com democracia.
Os baianos podem bater no peito e dizer que ajudaram, mais uma vez, a libertar nosso país da tirania com as vitórias de Lula e Jerônimo. Aliás, meu governador, somo-me à campanha popular e às lideranças políticas que reivindicam que o nome do nosso aeroporto volte a ser 2 de Julho, símbolo máximo de liberdade!
Cantemos com orgulho: “Nasce o Sol a 2 de Julho,
Brilha mais do que no primeiro,
É sinal que neste dia,
Até o Sol, até o Sol é brasileiro”. Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-Líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário