Viva as Mulheres Negras, Latinas e Caribenhas
25 de julho é o dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha. Também é dia da líder Quilombola Tereza de Benguela. E em nome dela, parabenizo todas as mulheres do nosso imenso continente que, sem a coragem, sabedoria, força e liderança transformadora feminina, dificilmente seríamos o que somos enquanto povos e nações. Sobretudo no que há de mais belo e justo do nosso continente.
Existe um apagamento de figuras históricas das mulheres iguais a Tereza de Benguela, Maria Felipo, Joana Angélica, Maria Quitéria e tantas outras guerreiras que ajudaram a resistir contra a sanha imperialista e colonizadora dos povos do nosso continente. Este fato ajuda a explicar a perpetuação do universo patriarcal que ainda impera nos países da América Latina e Caribe.
As lutas das mulheres por reconhecimento, direitos iguais, cargos de liderança e espaços de poder ainda estão em disputa. Elas são as protagonistas, mas sem a autocrítica dos homens, ação do poder público e consciência das novas gerações, o atraso histórico e civilizatório continua a oprimir os avanços que necessitamos realizar nos dias atuais.
Há mais de 30 anos, em 1992, um grupo de mulheres negras oriundas dos países da América Latina reuniu-se em Santo Domingo, na República Dominicana, para a realização do primeiro Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas. O objetivo era justamente contrapor problemas que afetam a todas as mulheres em geral, como machismo, formação educacional e profissional, maternidade, bem como a inferioridade imposta pela sociedade a estas mulheres em relação às mulheres brancas.
Eu tenho muito orgulho de ver a ascensão que esta luta tem provocado no Brasil e países vizinhos. Em nosso país, as mulheres, apesar dos últimos anos de repressão bolsonarista, revisitaram o espírito libertador de Tereza de Benguela e foram as principais responsáveis por reconduzir o Lula à presidência. Por outro lado, o presidente nomeou ministras negras, indígenas e mestiças para Ministérios-chave em relação às bandeiras históricas das mulheres.
Viva as mulheres negras, latinas e caribenhas! Vamos juntos por um continente onde as mulheres possam viver a plenitude condizente com a sua importância vital em todos os segmentos da sociedade.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-Líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
Siga:
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário