No governo do povo, os indígenas voltam a ter o devido respeito e direitos assegurados
Os povos indígenas contribuem com a humanidade através de saberes e culturas milenares, também desenvolvem importância vital no processo de preservação ambiental. Mesmo diante deste legado civilizatório, os povos originários sofreram genocídios, tiveram direitos cessados, e muitas etnias correm risco de desaparecer em vários países.
No Brasil, vivemos de perto o drama sofrido pelos indígenas durante o governo genocida de Jair Bolsonaro. Além do genocídio praticado contra os Ianomamis, os indígenas viram suas terras serem invadidas por garimpeiros, madeireiros, mineradores e latifundiários, num processo de violência que vitimou lideranças e subjugou seus povos em diversos territórios. Derrotar o inimigo do povo foi o primeiro grande passo para resgatar a dignidade e os direitos dos indígenas brasileiros.
Na posse de Lula, a mais bonita e representativa da história, o Cacique Raoni, líder lendário de lutas ambientais e defesa dos povos indígenas, subiu a rampa do Planalto com o presidente, num gesto que marca o início de uma nova era para os indígenas. Coube a Lula também criar um primeiro Ministério dos Povos Indígenas que tem Sonia Guajajara como ministra.
A data de hoje foi criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, e visa exatamente conscientizar as nações sobre a inclusão dos povos indígenas na sociedade, alertando sobre seus direitos, pois muitas vezes são marginalizados ou excluídos da cidadania. O Brasil, por possuir cerca de 800 mil indígenas, repartidos em aproximadamente 305 etnias diferentes, com cerca de 274 idiomas, tem o dever histórico de liderar a luta em defesa dos Povos Originários.
Vamos lutar para que as novas gerações tenham consciência da importância de cada etnia dos nossos povos. Afinal, como diz o provérbio indígena: “Dentro de mim, existem dois lobos: O lobo do ódio e o lobo do amor. Ambos disputam o poder sobre mim. E quando me perguntam qual lobo é vencedor, respondo: O que eu alimento.”
Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-Líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
Siga:
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário