Dia Nacional do Poeta: viva a poesia!
Celebremos o Dia do Poeta! A data é comemorada no Brasil desde 1976, quando em São Paulo surgiu o Movimento Poético Nacional, na casa do jornalista, romancista, advogado e pintor Paulo Menotti Del Picchia. A poesia brasileira é arteira aorta das artes brasileiras, que irrigou tanto movimentos culturais e artísticos no Brasil.
Seria impossível termos tantos compositores da MPB com letra geniais sem a inspiração da poesia nacional, o mesmo vale para o nosso Cinema, Teatro, Artes Plásticas. A poesia é a estrofe que liga conecta as 7 artes e faz do nosso país uma potência da Cultura mundial. O Dia do Poeta é justamente para enaltecer Cecília Meireles, Drummond, Hilda Hilst, Vinicius de Moraes, Adélia Prado, Leminski, Cora Coralina, Castro Alves, Conceição Evaristo, Manuel Bandeira, Carolina Maria de Jesus, Patativa do Assaré e tantos gigantes nacionais.
Os nossos poetas influenciaram nas artes, mas também na política, na vida social do povo brasileiro. Usaram seus versos para denunciar as opressões seculares, saudar a esperança, reescrever um novo tempo da nossa história. Quanto mais um povo se apropria da sua poesia, mais revestido de coragem e leveza Ele estará para enfrentar os desafios do nosso tempo.
Poetas imortais, do presente, e do futuro glorioso que se desenha pelos seus versos recebam a minha saudação e apelo público para que as nossas crianças e jovens possam desfrutar cada vez mais da poesia brasileira! Seguindo a o verso certeiro de Manuel de Barros, vos digo: “A poesia está guardada nas palavras — é tudo que eu sei”.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-Líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário